segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Benu

Saudações ,
Hoje a antiguidade me inspirou, as crenças egípcias para ser exata. Estou ressuscitando os Deuses e animais esquecidos, porém sagrados do antigo Egito. Na postagem anterior falei sobre o Deus-Seth. Nesta será um animal sagrado esquecido Benu.
   Benu (também grafado Bennu, era na mitologia egípcia um animal parecido com uma garça real).  Em algumas representações artísticas, o Benu tinha sobre a cabeça a coroa branca do Alto Egipto acompanhada por duas plumas altas, formando a coroaatef.
Não se sabe muito sobre o culto ao Benu, excepto que estava centrado em Heliópolis.
Este animal era considerado como o ba(alma) do deus Ré (o sol, na sua forma de Atum) quando este surgira no momento da criação do mundo pousando na pedra Benben, a primeira porção de terra emersa das águas primordiais, identificadas ao Deus Nun, tendo dado origem à vida. A ave era vista, em outros casos, como o ba(alma) de Osíris, surgida após a morte do deus nas mãos de Seth.
Segundo outro mito egípcio, uma garça, conhecida como a "Grande Grasnadora", põe o primeiro ovo, do qual saiu o Benu.
Os antigos Gregos identificaram este animal com a fenix. Segundo Heródoto o Benu surgia apenas cada quinhentos anos, trazendo o corpo do pai falecido. De acordo com o autor grego, a ave criava um fogueira na qual perecia e a partir da qual surgia uma nova ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário